RESENHA DE DORAMA: Romance Is a Bonus Book
Resenha: Simplesmente Ana, Marina Carvalho
Resenha: Swag, Cambria Hebert




7 de agosto de 2013

Opinião de Uma Leitora: Alma?, Gail Carriger


Alma? - Protetorado da Sombrinha
Gail Carriger
Editora Valentina
308 páginas

Sinopse: Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Em primeiro lugar, ela não tem alma. Em segundo, é solteirona e filha de italiano. Em terceiro, acaba sendo atacada sem a menor educação por um vampiro, o que foge a todas as regras de etiqueta.
E agora? Pelo visto, tudo vai de mal a pior, pois a srta. Tarabotti mata sem querer o vampiro ― ocasião em que a Rainha Vitória envia o assustador Lorde Maccon (temperamental, bagunceiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido.
Com vampiros inesperados aparecendo e os esperados desaparecendo, todos parecem achar que a srta. Tarabotti é a responsável. Será que ela conseguirá descobrir o que realmente está acontecendo na alta sociedade londrina? Será que seu dom de sem alma para anular poderes sobrenaturais acabará se revelando útil ou apenas constrangedor? No fim das contas, quem é o verdadeiro inimigo, e... será que vai ter torta de melado?

Uma das séries de Steampunk mais cultuada do mundo.


1. O que achou do livro?
Eu adorei, por ser uma leitura que me provou estar errada. Nas primeiras páginas, achei que "Alma?" não fosse tudo isso que diziam, a narrativa estava um pouco entediante e o vocabulário levemente diferente foi um agravante que me fez deixar o livro de lado por um tempo. Entretanto assim que peguei o livro pra valer, mal podia me erguer da poltrona. O desenrolar dos acontecimentos é vertiginoso, um após o outro, ataques e sombrinhas, revolução científica e polvos de bronze, lua de sangue e lunóticos. A maestria de Gail Carriger em não deixar a trama enrolar e se perder e ainda de inserir um romance tão inflamável entre dois personagens tão água e óleo no meio de toda essa loucura foi corajoso e deu muito certo! "Alma?" é tudo o que se pode esperar da sociedade londrina do século XIX, com o acréscimo de lobisomens, vampiros e gente sem alma. A bagunça que esses acréscimos causam faz você pensar: e se as mudanças da história tiverem sido causadas por seres sobrenaturais e sua façanhas? Bem, essa questão se adapta perfeitamente a uma certa solteirona italiana e a esse livro. Uma das minhas melhores leituras de 2013, muito merecida!

2. Ponto alto (momento favorito)
Quando próximo ao final do livro, Alexia ouve a voz de Lorde Akeldama, quando já não imaginava que ele pudesse se fazer ser ouvido novamente (evitando spoilers). Foi tão emocionante! Gritei de felicidade e meu coração se encheu de alívio (É sério, gente. Pura verdade.)

3. Ponto baixo 
As primeiras páginas foram um pouco difíceis. Achei extremamente lentas, o que pode acarretar a desistência de alguns leitores (JAMAIS FAÇA ISSO. CONTINUE LENDO, O LIVRO É UMA JÓIA). E algumas palavras exigiram Google, mas nada de não se pesquisasse ou supusesse. 

4. Qual o seu personagem favorito?

Ai, que difícil! Eu amo muito o Lorde Maccon e a belíssima evolução que ele provocou em seu relacionamento com a srta. Tarabotti, primeiro ele é escocês, segundo, ele é completamente fora dos padrões londrinos, mas ainda sim conquistou sua própria alcateia, castelo e posto no DAS e terceiro, é um grande pedaço sedução iminente. Porém amo extremamente o Lorde Akeldama, sua afabilidade e o amor com que cuida e é cuidado por seus zeladores e todos os apelidos de que chama Alexia, tirados de um lugar bem rococó de sua mente. E por fim, Biffy, que foi uma surpresa para a minha listinha. Ele ama tanto seu Lorde, é tão cheio de carinho e 
de dons impecáveis, que foi impossível não derreter diante de suas demonstrações de afeto.

5. Qual crítica e elogio daria a autora?

Não conheço muito do steampunk e apesar de ler bastante urban fantasy, não leio muitos livros de época, então não vou colocar os "pontos fracos" como críticas. O que me restam são elogios! A maneira como o sobrenatural e a evolução das máquinas se emaranhou, sem causar confusão aos leitores foi ótima, VIXI foi a criação mais WOW que já me deparei em livros e por favor, uma preternatural e um sobrenatural ficarem juntos, foi a cereja 
do bolo. Um banho de conhecimentos gerais (desde seres sobrenaturais a ataques com sombrinhas de bronze) uma mulher sem alma, que pode facilmente ter sua falta confundida com a personalidade glacial dos ingleses, solteirona e criticada pela alta sociedade e que deixa claro seu valor, quando é de mais ajuda do que os que deviam e QUE romance, faíscas que nos alimentam de sobra até a última página! Amei demais!
PS: Porque o nosso Beta não ficou com a srta. Hisselpenny?!

6. Nota: 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 

7. Deixe um recado para os futuros leitores deste livro

Nunca leu steampunk? Leia "Alma?". Já leu steampunk e amou? Leia "Alma?". Gosta de romances flamejantes? Bem, já sabe. A Gail Carriger criou um livro que se adapta a todos os gostos e nos leva a vasculhar e conhecer mais sobre steampunk, alcateias e anquinhas. Pode parecer sem sentido, mas leia e você irá entender.



Mais uma ótima autora a chegar ao Brasil e mais uma bela série a conquistar nossos corações! Espero que gostem tanto quanto eu!
Beijos!
Aline, Uma Leitora

6 comentários:

  1. Oie :)

    Nossa com certeza irei ler esse livro depois de ler tantas e tantas resenhas positivas, eu sou meio impaciente com livros que começam devagar mais vou dar uma chance a esse !!!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/ ( comenta lá :D )

    ResponderExcluir
  2. Este livro parece mesmo ser incrível. Vou entrar em contato para ver se consigo um exemplar para resenha.
    A sua resenha ficou incrível, parabéns!

    Adorei o blog e já estou seguindo. Se puder retribuir...

    Abraços
    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oww Alma ? é steampunk?? O__O
    OMG correndo na livraria agora *-*
    Confesso que em primeira mão esse livro não me chamou a atenção não !
    Mas agora vou dar uma pesquisada a mais nele !
    Bjoos
    http://chacombolacha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Aline, tudo bom?
    Estou louca para ler esse livro, você nem sabe como!
    Já li incontáveis resenhas adorando a série, preciso comprar logo o meu não é? Confesso que livro que começa devagar me desanima, mas super vale a pena continuar né? Amei o seu estilo de resenha!
    Tem promoção nova, participa!
    Beijão
    Endless Poem

    ResponderExcluir
  5. Realmente Alma? é um livro muito bom, e o elemento steam punk deu um toque muito especial na história.
    Adorei essa entrevista, muito bacana. Pra quem ainda tinha dúvida se lia ou não, agora não tem mais, tenho certeza!!

    Bjkassssssss

    Lelê Tapias
    http://topensandoemler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oiee ^^
    Dizem que Alma? é um livro maravilhoso, e estou acreditando e confiando nisso..rsrs
    Participo do projeto Com amor, por favor sem flash e vim lhe fazer uma visitinha :)
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

 
♥ Theme por Yara Lima, do Dear Maidy, exclusivo para Romantic lit © 2015 • Todos os direitos reservados • Topo