RESENHA DE DORAMA: Romance Is a Bonus Book
Resenha: Simplesmente Ana, Marina Carvalho
Resenha: Swag, Cambria Hebert




4 de novembro de 2013

NaNoWriMo 2013





Olá, pessoal! Como vão?

Hoje vamos falar um pouco sobre escrita, ao invés de leitura. Tenho certeza que você, você mesmo, como ávido leitor, já teve vontade de criar ou pelo menos rabiscou um história sua, não é? É impossível ler aquele livro fabuloso e não pensar: "nossa, quero escrever algo assim" ou "se fosse eu que tivesse escrito, teria feito assim e assado". Só que a vida não é fácil e esses rabiscos acabaram ficando lá, na última página da matéria de física ou no fundo da gaveta. Passei por isso durante muito tempo, escrevo há seis anos, mas a maioria dos bons enredos ficavam apenas na mente, o que foi desgastando aquele prazer de narrar uma linda estória para alguém, com todas as suas características únicas. Foi então que eu conheci o NaNoWriMo.

O NaNoWriMo (Nacional Novel Writing Month), é um desafio/maratona, onde sua meta é escrever no mínimo 1.666 palavras por dia, durante trinta dias (do dia 1º de novembro até 30 de novembro), para no final do mês, você ter seu primeiro livro completo e com mais de 50.000 palavras. O site onde você faz o cadastro para registrar sua estória e meta diária conta com uma super estrutura, dicas de autores, fórum para debate entre participantes (de onde saem ótimas ideias) e nas redes sociais, como no Twitter, os organizadores dão dicas e propõe desafios de escrita, sugerindo assuntos, formas de escrita e muito mais para deixar o prejeto de cada participante mais rico. No final do mês, quando seu livro estiver pronto, você ganha um "certificado" de autor do NaNoWriMo.

Fiquei indecisa sobre participar, porque achava que o desafio funcionaria mais como uma pressão, do que como um incentivo e de enganei totalmente. A troca de ideias e informações te faz ter vontade de escrever e todo o incentivo e as metas diárias nos faz criar o hábito de escrever diariamente, o que fica até depois do final projeto. Todas essas dúvidas me fizeram ingressar no projeto só nos 45 do segundo tempo (no caso, dia 1º de novembro). Eu já tinha rabiscado várias ideias para um projeto e mergulhei de cabeça, participando dos desafios, buscando ajuda, pedindo dicas e me arriscando de verdade. O que posso dizer é que eu estou AMANDO. Já me acostumei as metas e as vezes escrevo muito mais do que o pedido diariamente e ainda fico me roendo para chegar logo o dia seguinte e eu poder continuar.

Para quem sempre teve essa profissão de escritor na teoria, o empurrãozinho para a prática chegou, pessoal! Não percam tempo! (Já iniciou a quatro dias, mas dá para alcançar a meta, já que as 1.666 palavras diárias não são obrigatórias). 

Para quem for participar e quiser trocar ideias e incentivos com outros participantes é só ficar de olho na hashtag #NaNoWriMo e #NaNoWriMo 2013, além de seguir o projeto no Tumblr, Facebook, TwitterPinterest e YouTube. E se vocês quiserem me seguir e bater um papinho comigo e tirar dúvidas, estou sempre no Twitter do Uma Leitora (aqui) e no meu pessoal (aqui).



Espero que o NaNoWriMo ajude vocês, tanto quanto tem me ajudado e vamos lá, futuros escritores! O necessário para participar é você, um computador com acesso a internet e sua mente!


Beijos!
Aline, Uma Leitora

3 comentários:

  1. Parece legal! Mas tenho uma dúvida, só acontece em Novembro?

    ResponderExcluir
  2. Nossa, achei genial! Mas ainda não me considero preparada pra algo assim, a única vez em que eu tentei escrever algo grande digno de um livro publicado travei no 5º capítulo. Eu iria adorar ler um post seu falando um pouquinho mais sobre os desafios de cada dia, fiquei curiosa. Ah, e mal posso esperar pra ler pelo menos um pedacinho do seu romance.

    p4raparadise.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. eu to participando.
    estou um pouco atrasada com minha escrita, mas estou me esforçando ^^

    ResponderExcluir

 
♥ Theme por Yara Lima, do Dear Maidy, exclusivo para Romantic lit © 2015 • Todos os direitos reservados • Topo