RESENHA DE DORAMA: Romance Is a Bonus Book
Resenha: Simplesmente Ana, Marina Carvalho
Resenha: Swag, Cambria Hebert




1 de abril de 2020

[RESENHA] Antologia em quadrinhos: Histórias Quentinhas Sobre Sair do Armário


Ficha Técnica
Título: Histórias Quentinhas Sobre Sair do Armário
Autoras: Annima de Mattos, Aline Lemos, 
Ellie Irineu e Renata Nolasco
Gênero: História em quadrinhos, 
romance, LGBTQ+
Ano: 2019
Sinopse: Ser LGBT não é fácil. Mas isso não quer dizer que não merecemos finais felizes.

Histórias Quentinhas Sobre Sair do Armário é uma coletânea de quadrinhos sobre experiências queer, todas com finais felizes e quentinhos pra encher o coração do leitor de esperança.



Quem me conhece ou acompanha as resenhas aqui do Rommy Lit sabe que eu para mim, não existe distinção. Amor é amor, romance é romance seja quem entre for. Amo tanto romances com relações heterossexuais, quanto homossexuais entre humanos, dragões, aliens e todos os tipos de raças (rsrsrs). Então, assim que bati o olho nessa antologia lá na Feira Miolos de 2019, soube que precisaria ler! E acabou sendo aquela compra certeira, porque eu me emocionei e diverti muito com cada uma das estórias.

Histórias quentinhas sobre sair do armário reúne 4 estórias em quadrinhos, cada uma de uma autora diferente e todas abordando, de alguma maneira, a situação, o sentimento e as mudanças provocadas por assumir uma diferente orientação sexual e identidade de gênero não só para os personagens em si, mas para o mundo a sua volta, principalmente para a relação de cada um com o seu círculo de convivência. 
Distantes dos comumente vistos retratos midiáticos sobre a comunidade LGBTQ+, que terminam sempre de forma trágica, essa antologia traz o que é também uma verdade, a diversidade e os finais felizes andando de mãos dadas!

💜 O quadrinho "Lua Crescente", foi escrito pela artista Annima de Mattos (@artbitch.jpg) e segue a transformação visual de uma personagem de feminina para masculina. O transformar do personagem é muito bonito e emocionante, conforme ele vai literalmente "vestindo" quem realmente é por dentro. É como uma metamorfose, mas que, infelizmente, tem também seus momentos de medo e insegurança perante a sociedade, que torce o nariz e agride tão veementemente indivíduos e ideais da comunidade LGBTQ+.
Eu simplesmente adorei acompanhar essa transformação libertadora, ainda mais nos traços simples e lindos da Annima de Mattos.




💛 "E Daí?" é o quadrinho de Aline Lemos (@desalineada_) para a antologia e conta sobre os ataques indiretos que a personagem principal da estória sofre convivendo com uma família e um círculo de amigos (alguns deles) intolerantes, quando nenhum sabe de sua orientação sexual.
Confesso que essa estória me deixou um pouco mais mexida, porque é comum termos algum familiar intolerante e ignorante, que vive largando a opinião que ninguém pediu aos quatro ventos. Então, eu já passei por esses tipos de situação e sendo heterossexual ou não, qualquer pessoa que tenha o mínimo de caráter e empatia se sente incomodado com isso.
Entretanto, a história conta também com um círculo empoderador e acolhedor de mulheres que fazem florescer no peito da personagem o sentimento de orgulho de quem é e resistência contra esse comportamento deplorável. Então, ao mesmo tempo que aflora péssimas memórias sobre preconceito, lembra a todos nós que a resistência existe, firme e forte, educativa e combativa!
O traço da Aline Lemos (estou falando de traço mas não entendo basicamente nada disso) é todo fofo e redondinho, foi uma HQ também muito agradável aos olhos!

💙 "Melhores Amigas" é emocionante e gracioso demais para o meu coração!
HQ da Ellie Irineu (@ellie.irineu) conta sobre o relacionamento de um casal de amigos durante toda a sua infância, adolescência e juventude. Como descobrem sobre a orientação sexual de cada um, como se defendem da ignorância exterior ao decorrer do tempo e como algumas questões dessa amizade podem estar escondidas, mas o amor por quem realmente são e representam um para o outro é inabalável.
Esse resumo é curtinho, porque é difícil falar dessa estória e desviar dos spoilers. Mas eu garanto que é de esquentar o coração! É muito emocionante ver a força e a verdade com que o sentimento de apoio e companheirismo vai deixando para trás as barreiras que poderiam abalar essa amizade.
A Ellie Irineu desenha belamente, com traços grossos e arredondados (não sei porque mas tenho essa predileção a traços arredondados) e todos os personagens são muito fofos e tem muita personalidade. Obrigada por encher esse auto-isolamento de amor, Ellie!

❤️ E o último HQ é "Meia da Sorte", da Renata Nolasco (@atxnolasco) e é simplesmente bárbaro!
Beto e Túlio são amigos e colegas de apartamento e após irem a um bar gay, Túlio descobre que Beto (alguém por quem tem um crushzinho de leves) também se relaciona com pessoas do mesmo sexo. A partir daí uma nova fase dessa amizade é desbloqueada (linguagem de games porque eles também jogam juntos, mesmo Túlio sendo muito ruim), cheia de possibilidades, constrangimentos e mal entendidos. Mas graças a sorte dada pelo par de meias da sorte de Túlio, o destino dos dois amigos pode terminar muito que bem.

AHHHHHHHH (grito horrível de foca). Não consigo explicar o quão apaixonada eu estou por esse casal! Túlio e Beto são muito divertidos, competem entre si no projeto de biologia e são cheios da timidez! É aquele casal atrapalhado que a gente quer MUITO que fique junto, mas ficamos com um certo medinho por não saber a orientação sexual do outro e tal.
As referências pop e manias muito gente como a gente dos personagens me fizeram ler em um piscar de olhos e voltar para ler novamente, de tão triste que fiquei por ter acabado.
O traço da Renata é muito fofo, característico e despreocupado.  Combina perfeitamente com o desenrolar dessa estória!
Parceria, conflitos mentais e grandes doses de fofura permeiam essa estória e essa antologia no geral!
🌈
Parabéns as autoras pelo trabalho necessário e sensacional! A arte é o melhor meio de ensino, acredito que através da vivência que compartilhamos com os personagens, nossa empatia cresce e a facilidade de compreender e respeitar o outro e o mundo tornam-se muito mais palpáveis.
E muito obrigado a Annima de Mattos, Aline Lemos, Ellie Irineu e Renata Nolasco por nos presentear com essa antologia e por continuar criando e investindo na arte!

Leitorxs queridxs, as contas no Instagram de cada autora está linkada alí nos @s. Sigam, comentem, compartilhem essa arte tão preciosa e adquiram Histórias Quentinhas Sobre Sair do Armário. A publicação é independente e merece 100% o seu rico e suado dinheirinho!




  E se você nem leu o primeiro livro e já amou, saiba que um segundo volume da antologia, chamado Histórias Quentinhas Sobre Existir está em produção graças ao financiamento coletivo lá no Cartase! 
Você pode contribuir com valores de R$ 10, até onde o seu coração mandar e além de ajudar na publicação com o seu dinheiríneo, você ainda leva pra casa mimos dos mais fofos já vistos
Prazo para contribuição até o dia 11 de abril (link AQUI madames).

Fomente a arte e a diversidade no nosso Brasil!

Um beijão e até a próxima! #FICAEMCASA

0 comentários:

Postar um comentário

 
♥ Theme por Yara Lima, do Dear Maidy, exclusivo para Romantic lit © 2015 • Todos os direitos reservados • Topo