RESENHA DE DORAMA: Romance Is a Bonus Book
Resenha: Simplesmente Ana, Marina Carvalho
Resenha: Swag, Cambria Hebert




20 de setembro de 2014

Opinião de Uma Leitora: Fangirl, Rainbow Rowell


Fangirl
Autora: Rainbow Rowell
Gênero: Romance
Editora: Novo Século
Páginas: 424

Sinopse: Cath é fã da série de livros Simon Snow. Ok. Todo mundo é fã de Simon Snow, mas para Cath, ser fã é sua vida – e ela é realmente boa nisso. Vive lendo e relendo a série; está sempre antenada aos fóruns; escreve uma fanfic de sucesso; e até se veste igual aos personagens na estreia de cada filme. Diferente de sua irmã gêmea, Wren, que ao crescer deixou o fandom de lado, Cath simplesmente não consegue se desapegar. Ela não quer isso. Em sua fanfiction, um verdadeiro refúgio, Cath sempre sabe exatamente o que dizer, e pode escrever um romance muito mais intenso do que qualquer coisa que já experimentou na vida real. Mas agora que as duas estão indo para a faculdade, e Wren diz que não a quer como companheira de quarto, Cath se vê sozinha e completamente fora de sua zona de conforto. Uma nova realidade pode parecer assustadora para uma garota demasiadamente tímida. Mas ela terá de decidir se finalmente está preparada para abrir seu coração para novas pessoas e novas experiências. Será que Cath está pronta para começar a viver sua própria vida? Escrever suas próprias histórias?


1. O que achou do livro?

Eu achei mágico
Quem acompanha minhas resenhas sabe o quanto preso autores que criam personagens reais, imperfeitos e também que trazem as situações de nosso cotidiano para as páginas de um livro. Gosto também de personagens que reagem de uma maneira real. Tudo isso encontrei em FangirlÉ um livro simples, sem uma história complexa, mas que fala tanto! 
Fangirl é sobre insegurança, medo, angústia, mudanças, pequenas felicidades, grandes amores (e que não surgem do nada! Odeio quando mocinhas se apaixonam perdidamente por um cara desconhecido! Me irrita profundamente!), como coisas, principalmente aquelas que acontecem na nossa infância/adolescência, podem mexer com nosso emocional, mudar quem somos e nossa vida. 
Gostei de Fangirl também por me identificar com Cath (vou falar um pouco sobre isso no tópico Qual o seu personagem preferido?), por ter me apaixonado por Levi, me encantado com o jeito durão de Reagan, adorado o jeito extrovertido de Wren (apesar de ela exagerar algumas vezes...), enfim, este livro encanta pela história, pelos personagens, pela escrita... Por tudo! 
Ah, outra coisa que adorei em Fangirl: a capa. Ela é simples, apenas uma capa verde, com o nome do livro em rosa e Cath e Levi na capa, ela com seu computador e pensando em Simon e Baz, ele tentando chamar sua atenção, mas demonstra tanto e fala tanto do livro. E, vamos combinar, essa capa é MUITO linda!!!!!

"-Tenho pena de você e, por isso, vou ser sua amiga.
-Não quero ser sua amiga - Cath disse o mais severamente possível. - Gosto de não ser sua amiga.
-Eu também  - disse Reagan. - Pena que você estragou tudo, sendo tão patética."

2. Ponto alto

As cenas com Cath e Wren, que apesar de suas diferenças, suas brigas, seus "afastamentos", se amam e são melhores amigas. É lindo como Cath se preocupa com sua irmã, assim como Wren também se preocupa, e muito, com sua irmãzinha, apesar de em boa parte do livro ser uma total idiota com Cath.

"-Eu fui muito tosca com você - Wren sussurrou para a mesa.
-Eu fui tosca também.
-É verdade, mas... nossa, você me perdoa?
-Não - disse Cath.
Wren ergueu a cabeça, toda patética.
-Não tenho que te perdoar - disse Cath. - Com você não é assim. Você tá sempre aqui comigo. Sempre. Não importa o que aconteça.
Wren ergueu a cabeça e limpou os olhos com os nós dos dedões.
-Mesmo?
Cath fez que sim.
-Claro."

3. Ponto Baixo

Cada capítulo abre com um trecho do livro Simon Snow ou com um trecho da fanfic escrita pela Cath. E a Cath lê trechos (beeeeeeeeeeem longos) de sua fanfic para Levi. Eu sei que essas coisas são importantes para a história, para o seu desenrolar, para entender mais do mundo de Simon Snow etc etc, e eu gostei da fanfic dela, sério, mas chegou uma hora que fiquei agoniada por que eu queria saber o que aconteceria a seguir!!!!!

4. Qual o seu personagem favorito?

Cath é qualquer garota (ou garoto) que já se apaixonou por uma série de livros e contava os dias para o lançamento dos próximos volumes, da estreia dos filmes, que sentiu aquele aperto no coração e até (talvez) tenha chorado ao comprar o último volume. E tenha chorado ao acaba-lo também. Cath é qualquer um que já tenha se encontrado fundo em um história, que acreditava que aquilo era real mesmo sabendo que não era realmente real. Cath é qualquer um que tenha "perdido tempo" procurando mais e mais informações sobre o livro, escrito fanfics sobre a história, comprado objetos, colares, bótons, camiseta do livro/filme.
Cath é qualquer um que já tenha se encontrado em um momento difícil da vida. É qualquer um que mudou de escola, de cidade, de país e se sentiu sozinho. Cath é qualquer um que foi abandonado por quem mais gostava, ou que se sentiu abandonado pela pessoa que mais gostava.
Cath é quem já teve problemas para encontrar amigos ou mesmo se sentiu incompreendido.
Cath é quem já teve problemas para saber quem realmente era.
Cath é quem já se apaixonou perdidamente por uma pessoa.
Cath é quem gosta das pequenas coisas.
 Cath é, bem, todo mundo. 

"- Ei... tá chorando?
Cath passou os dedos pela capa, pelas letras douradas em alto relevo.
Depois veio alguém correndo para ela, e empurrou o livro contra seu peito. Dois livros contra seu peito. Cath olhou para frente e viu Wren, que a abraçou.
- As duas tão chorando - Cath ouviu Reagan dizer. - Não consigo nem olhar.
Cath liberou um dos braços e abraçou a irmã.
- Não acredito que acabou mesmo - sussurrou.
Wren a abraçou com forca e balançou a cabeça. Estava chorando mesmo.
- Não seja tão melodramática, Cath - Wren riu, rouca. - Nunca acaba... é o Simon."

5. Qual elogio e/ou crítica daria a autora

O jeito que a Rainbow Rowell terminou o livro foi ótimo (!) e isso é algo muito importante.
A forma como escreve é encantador.
Seus personagens são tão cativantes...
Tenho tantos e tantos elogios a fazer à ela...

Desculpem-me, não tenho nenhuma crítica.

6. Nota: 1 2 3 4 5 6 7 8 10

7. Deixe um recado para os futuros leitores desse livro

Leiam, leiam, leiam!
Quer dizer, leiam se vocês gostam de um romance que o foco não é o romance, leiam se vocês gostam de histórias tristes contadas de uma forma leve e com um final, pode se dizer, feliz! Acredito que não se arrependerão de lê-lo!


XOXO
Tiça, Uma Leitora

1 comentários:

  1. Oi, eu li Eleanor e Park e ao contrário de todos eu não gostei nada por isso não sei se leio este... http://diariosdeumadesconhecidacomilona.blogspot.pt/ beijinhos e boas leituras*

    ResponderExcluir

 
♥ Theme por Yara Lima, do Dear Maidy, exclusivo para Romantic lit © 2015 • Todos os direitos reservados • Topo